Carregando...

Doenças
de pele

Doenças de pele mais comuns em crianças

Cuidar da pele, maior órgão do nosso corpo e visível a todos os olhos, parece pouco importante, mas só quem não tem uma pele saudável sabe o quanto ter um médico que olhe por ela faz toda a diferença.

Muitas são as doenças que podem comprometer a saúde da pele. Entre elas, destacamos:

Solicitar Consulta

Para solicitar um agendamento de consulta, preencha
o formulário abaixo que logo entraremos em contato.

Dúvidas frequentes

A pele é um órgão suscetível a muitas situações que envolvem o desencadeamento de doenças ou não e geram muitas dúvidas. Esclarecemos algumas delas, mas caso possua outras, estamos disponíveis para conversar a respeito.

  • A partir de qual idade devemos intensificar os cuidados com a pele?

    Os cuidados devem ser tomados desde sempre, adequando-se a cada idade. Deve iniciar com o uso do protetor solar, que deve ser mantido por toda a vida. Uma atenção especial deve ser dada ao tratamento da acne na adolescência e, na fase adulta, cuidar do envelhecimento com as tecnologias e procedimentos existentes atualmente.

  • Quais são as principais diferenças entre os tipos de pele?

    A pele normal é a que tem uma boa adesão celular e poros normais. A pele seca envelhece com mais facilidade e pode ter mais reações alérgicas. A pele oleosa é a mais comum entre a população. Tem maior produção sebácea na testa, no nariz, e no queixo, está mais propensa a cravos, porém envelhece mais devagar porque a oleosidade age como fator de proteção.

  • Como fazer o autoexame da pele?

    Para verificar se há alguma alteração na pele, é preciso um espelho para ajudar a examinar o rosto, a cabeça e o couro cabeludo. Para este último, talvez seja necessário o uso de um secador de cabelos para visualizar melhor essa parte da cabeça.

    Observe atentamente mãos, unhas, cotovelos, braços, antebraços e axilas, sem deixar de olhar a pele do pescoço, o tórax e o tronco. As mulheres também devem observar a pele sob as mamas.

    Use mais uma vez o espelho para ver se não há alterações na pele das costas, nucas, ombros, nádegas, pernas região genital. Sentado, examine as pernas e pés, incluindo a sola e frente dos pés, calcanhares e unhas. Machucados que não cicatrizam ou sangram com facilidade precisam de atenção.

  • As crianças devem usar protetor solar a partir de qual idade?

    A partir do primeiro ano de vida, mas nunca antes dos seis meses. E deve ser reaplicado após os exercícios físicos e ao sair do mar ou da piscina, a cada duas horas. Os protetores infantis são eficazes e menos alergênicos.

  • É possível prevenir para que não apareçam estrias durante a adolescência?

    A única coisa que pode ajudar é evitar o ganho rápido ou exagerado de peso. Mas o crescimento rápido, o chamado estirão, normal para essa idade, pode também causar as estrias.