Carregando...

Doenças
de pele

Brotoejas

A brotoeja é uma doença que se caracteriza pelo surgimento de áreas avermelhadas ou com bolinhas na pele, e que causam ardor e coceiras. As brotoejas surgem em períodos de muito calor ou quando o bebê é vestido com excesso de roupas. Podem surgir em crianças maiores, mas são mais comuns em bebês.

É natural proteger o filho com muitas roupas para tentar prevenir um resfriado, por exemplo. Mas o excesso também pode ser prejudicial. Roupas apertadas, muito quentes ou tecidos sintéticos podem colaborar para o acúmulo de suor, gerando uma reação no organismo que causa irritação na pele.

Quais são os sintomas das brotoejas?

Normalmente, surgem quando a criança está com calor demais. Nesses casos, ela precisa se refrescar para não ter problemas mais sérios, como insolação ou até mesmo desidratação.

As brotoejas podem surgir como pequenas áreas avermelhadas ou pequenas pústulas na cabeça, rosto, testa, barriga, área abaixo dos braços ou, até mesmo, na região da fralda. Não causam dor, mas podem coçar muito e ser confundida com a dermatite atópica. O dermatologista pediátrico saberá fazer um diagnóstico seguro para tratar a doença da forma correta.

Como prevenir as brotoejas?

Para evitar as brotoejas a criança deve ser vestida com roupas frescas e confortáveis, feitas com tecidos de algodão e não sintéticos para facilitar a transpiração. Sempre que perceber que o bebê está suando demais, é preciso refrescá-lo, levando-o para um local arejado e com sombra. Também é importante dar a ele bastante líquido para evitar a desidratação. E caso a roupa estiver molhada, recomenda-se a troca imediata e um banho fresco. Isso ajuda a aliviar o calor e evitar as brotoejas.

A recomendação é para não hidratar a pele com cremes sem orientação médica e ter muito cuidado com os talcos, maisena ou outros produtos por causa das partículas que podem ser inaladas pelo bebê e ficar presas nas vias respiratórias e causar problemas respiratórios.

Outro cuidado é não usar amaciante de roupas, preferindo lavar as roupas do bebê apenas com sabão de coco, e manter as unhas sempre aparadas para evitar lesões e infecções quando o bebê for coçar a pele.

Quando procurar ajuda?

É indicado levar a criança ao médico dermatologista infantil quando as brotoejas aparecerem acompanhadas de febre, a erupção perdurar por três dias ou surgirem outros sintomas que gerem uma preocupação maior.

Voltar

Solicitar Consulta

Para solicitar um agendamento de consulta, preencha
o formulário abaixo que logo entraremos em contato.