Carregando...

Doenças
de pele

Micoses

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São exemplos de micoses:

Pitiríase Versicolor – os indivíduos de pele oleosa são mais suscetíveis a apresentar esse tipo de micose, também conhecida como micose de praia ou pano branco, causada por fungos do gênero Malassezia. Apresenta-se clinicamente como manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas, e normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Ocasionalmente, podem se apresentar como manchas escuras ou avermelhadas, daí o nome versicolor. O tratamento pode ser feito com medicamentos antifúngicos tópicos ou orais.

Tineas (tinhas) – são doenças causadas por um grupo de fungos que vive às custas da queratina da pele, pelos e unhas. Estes fungos podem ser encontrados em animais, no solo e nos homens. Manifestam-se como manchas vermelhas de superfície escamosa, crescimento de dentro para fora, com bordas bem delimitadas, apresentando pequenas crostas. O principal sintoma é a coceira.

Candidíase – a infecção pela cândida pode comprometer isoladamente ou conjuntamente a pele, mucosas e unhas. É um fungo oportunista e existem situações que favorecem seu desenvolvimento, como baixa da imunidade, uso prolongado de antibióticos, diabetes e situação de umidade e calor. Pode se manisfestar de diversas formas, como placas esbranquiçadas na mucosa oral, comum em recém-nascidos (“sapinho”); lesões fissuradas no canto da boca, mais comum no idoso; placas vermelhas e fissuras localizadas nas dobras naturais (inframamária, axilar e inguinal) ou podem envolver a região genital feminina (vaginite), ou masculina (balanite), causando coceira, manchas vermelhas e secreção vaginal esbranquiçada. No tratamento da candidíase, deve-se sempre considerar os fatores predisponentes, tentando corrigi-los. Antifúngicos tópicos e sistêmicos devem ser empregados sob orientação médica.

Hábitos higiênicos são importantes na prevenção das micoses.

Voltar

Solicitar Consulta

Para solicitar um agendamento de consulta, preencha
o formulário abaixo que logo entraremos em contato.