Carregando...

Doenças
de pele

Hemangioma

Hemangioma é uma doença cutânea caracterizada por manchas e tumorações avermelhadas na pele, benignas, que são causadas por más formações vasculares e capilares.

Popularmente, são confundidas com as manchas vinho do Porto, caracterizadas pela coloração semelhante a do vinho, na maioria dos casos. Não há um local específico para a doença aparecer, podendo acometer qualquer parte externa do corpo.

Quais são os sintomas do hemangioma?

Na maioria dos casos os hemangiomas são assintomáticos. Tendem a crescer até 1 ano de idade e involuir até os cinco anos. Dependendo do local de acometimento, podem fazer feridas superficiais e gerar a necessidade de tratamento tópico.

Diagnóstico do hemangioma

O diagnóstico é feito por um médico especialista em dermatologia, a partir de exame clínico ou demais exames que se fizerem necessários, dependendo de onde o problema ocorra e da gravidade do mesmo. Hemangiomas internos demandam maiores cuidados, tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

Essa anomalia vascular não é hereditária, mas acontece desde o nascimento da criança, ou seja, ocorre durante a formação do indivíduo no útero da mãe e o acompanha por toda a vida na maior parte dos casos. O problema pode começar com uma simples pinta que vai crescendo, ou já surgir em larga extensão.

Qual o tratamento para o hemangioma?

O tratamento do hemangioma, na maioria das vezes, é expectante, ou seja, aguarda-se o desaparecimento da lesão. No caso de grandes lesões ou localizações que comprometam alguma função vital, são utilizadas medicações para acelerar o desaparecimento do hemangioma.

Voltar

Solicitar Consulta

Para solicitar um agendamento de consulta, preencha
o formulário abaixo que logo entraremos em contato.