As crianças estão suscetíveis a várias doenças dermatológicas. Saiba como algumas doenças de pele se manifestam:
Alopecia areata
A alopecia areata doença inflamatória leva à queda de cabAdicionar Novaelo, que começa a cair lentamente, deixando falhas circulares em pelos ou no couro cabeludo.
Ceratose pilar
A ceratose consiste em uma alteração da camada mais superficial da pele, que chamamos de córnea. Existem vários tipos de manifestações, mas a ceratose pilar ou folicular diz respeito a pequenas manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que se formam pelo acúmulo de queratina nos folículos pilosos.
Dermatoses do recém-nascido
Inúmeras dermatoses podem acometer a pele do recém-nascido, que dependem de cada causa. Em quase todos os casos, a pele tende a ficar ressecada, rachada, avermelhada, além de coçar, sangrar e favorece o surgimento de infecções.
Disidrose
Pequenas bolhas de líquidos na pele que podem aparecer nas mãos e pés. Isso acontece em decorrência da infiltração sudoral entre as células da pele. Não é contagioso e pode se tornar crônico.
Doença de Kawasaki
Quando a parede dos vasos sanguíneos se inflamam ao ponto de originar erupções cutâneas, seguida de febre e aumento dos gânglios. Consiste em uma síndrome que, na maioria das vezes, é causada por problemas no sistema imunológico das crianças.
Epidermólise bolhosa
Esse é um problema que possui vários tipos, correspondente a diversos modos de transmissão e quadros clínicos. Provoca bolhas na pele em decorrência de algum tipo de trauma.
Foliculite
De caráter infeccioso, a foliculite agride os folículos pilosos e pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou mesmo por meio de pelos que se encravam.
Granuloma anular
Essa doença acontece por um período limitado e específico, tendendo a desaparecer com o tempo. Embora sua causa não seja conhecida, alguns estímulos infecciosos, químicos e físicos, além de algumas doenças, podem estar relacionados ao quadro.
Granuloma piogênico
Em decorrência de algum trauma, determinada medicação ou até mesmo a gravidez pode acarretar no surgimento do granuloma piogênico. Consiste em uma lesão vascular, que tende a crescer.
Herpes simples
A herpes simples consiste em uma infecção ocasionada por um vírus, chamado herpes simples virus. O problema se instala no organismo de forma inativa e pode ser reativado mediante determinadas condições específicas.
Herpes zóster
A herpes zóster, geralmente, acomete os idosos, embora não haja restrição para sua manifestação. Consiste em um vírus que também causa a varicela e tende a ser reativado após determinadas condições, como a baixa imunidade, por exemplo.
Hiperhidrose/dermatose plantar juvenil
Consiste em uma condição de suor excessivo na planta dos pés, que acometem crianças e adolescentes.
Líquen estriado
Acomete principalmente as crianças, desencadeando lesões com disposição linear na pele. A manifestação cutânea pode ser da cor da pele, rosada, pigmentada ou avermelhada.
Lúpus
Lúpus é uma doença autoimune que, na maioria dos casos, atinge a pele com lesões. Pode atingir apenas a pele ou outros órgãos internos.
Melanoma na infância
Melanoma é um tipo de câncer de pele, que se origina pelos melanócitos, as células produtoras de melanina. Durante a infância, os cuidados devem ser acompanhados por um dermatopediatra.
Nevo sebáceo
Consiste em um tumor benigno que pode afetar o rosto, pescoço e couro cabeludo. Geralmente, está presente desde o nascimento, sendo possível que se manifeste fortemente durante a adolescência, quando diversas alterações hormonais estão acontecendo no organismo.
Piolho
Os piolhos são seres que se alimentam de sangue e se reproduzem facilmente na superfície dos pelos e da pele, levando a manifestação de uma doença parasitária.
Pitiríase liquenoide
Distúrbio que, geralmente, se desenvolve como uma resposta a uma infecção, em decorrência de drogas ou outros antígenos estranhos ao organismo. As lesões podem se manifestar de forma crônica ou aguda, e costumam atingir os jovens, principalmente.
Pitiríase rósea
Bastante comum em crianças e adultos jovens, a pitiríase rósea é uma doença eruptiva, de caráter benigno. A manifestação das manchas rosadas e ou avermelhadas, se desenvolvem em um processo lento, e podem demorar para desaparecer.
Queimaduras
As queimaduras podem decorrer de diversas situações diferentes, mas devem ser tratadas corretamente. Podem ser de primeiro, segundo ou terceiro grau.
Reação alérgica a medicações
Diversos medicamentos podem causar reações alérgicas e o histórico de cada paciente irá dizer qual o melhor tratamento.
Tricotilomania
Consiste em uma desordem comportamental onde há um impulso constante e incontrolável de arrancar tufos os fios de pelos de qualquer região do corpo, embora o mais frequente seja no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios.
Varicela (catapora)
A catapora é uma das doenças de pele mais comuns da infância, em crianças menores de 10 anos. A infecção é causada pelo mesmo vírus da herpes zoster (varicela-zoster) e após contraí-la, a pessoa se torna imune para o resto da vida.