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11 dicas de cuidados diários que mantêm a pele saudável

15/12/2017

Apostar nos cuidados diários que mantêm a pele saudável é bom para a saúde e para a autoestima. E, para preservar o maior órgão do nosso corpo, algumas precauções devem ser tomadas já na infância e na adolescência, para que seja possível desfrutar ao máximo de uma pele bonita e vigorosa. Pequenas atitudes do dia a dia, como dormir bem, higienizar e hidratar a pele corretamente são exemplos de cuidados diários, incluindo muitos outros.

Cuidados diários que mantêm a pele saudável

Os cuidados diários que mantêm a pele saudável podem e devem começar na infância. Conheça algumas dicas.

    1. Evitar exposição ao sol: na infância, a pele é bem mais fina e mais propensa aos malefícios dos raios solares. Lembre-se de que os horários ideais para exposição ao sol são antes das dez horas da manhã e após às 16 horas.

    2. Usar o protetor solar: o ideal é passar duas camadas em todas as áreas expostas nas crianças, de duas em duas horas, ou após tomar um banho de piscina, de mar ou ducha. Lembre-se sempre de proteger a nuca, as orelhas e até mesmo a cabecinha dos bebês com pouco cabelo.

    3. Dar apenas um banho por dia, em temperatura morna (quase fria), e rápido. Deixe a esponja para higienizar as regiões mais grossas do corpo (palmas das mãos e plantas dos pés). Caso um segundo ou terceiro banho sejam necessários, a recomendação é usar o sabonete apenas em regiões sujas e com dobras.

    4. Usar sabonetes suaves, que não ressequem a pele e investir em hidratantes específicos para crianças, caso a pele apresente ressecamento.

    5. Evitar lugares muito quentes e ambientes fechados, para que a pele não tenha problemas de brotoejas.

    6. Em caso de assaduras, evitar que a pele fique com machucados profundos nas áreas das dobras, para que não surjam cicatrizes.

      E, na adolescência, período em que a pele pode sofrer com a oleosidade, observe os seguintes cuidados:

    7. Na prevenção da acne, é indicado o uso de sabonetes ou géis de limpeza específicos para eliminar o excesso de oleosidade na pele do rosto e do corpo.

    8. Para lidar com as espinhas, os especialistas recomendam o uso de esfoliante uma vez por semana, além de protetor solar em gel aquoso, gel-creme ou emulsão de textura fluida (todos não-oleosos!) para prevenir manchas causadas pelas erupções.

    9. Evite dormir com maquiagem, pois ela acelera o processo de envelhecimento, causa olheiras e estimula a oleosidade da pele.

    10. Hidrate-se sempre que possível para obter uma pele bem viçosa, já que o corpo precisa de bastante água em suas camadas mais profundas para ter uma aparência saudável. Invista, também, nos cremes corporais específicos para o seu tipo de pele.
  • Consulte regularmente um dermatopediatra qualificado.

Alimentação e pele saudável

Alimentar-se bem é fundamental para garantir a eficácia dos cuidados diários que mantêm uma pele saudável e bonita, não importando a idade. Os alimentos, além de concederem as substâncias que o corpo precisa para ter energia, também nutrem a pele, mantendo-a com o aspecto sadio.

Mas, para que a pele seja realmente beneficiada, a alimentação deve ser balanceada, contendo alimentos com muitas fibras, vegetais crus, frutas, legumes e proteínas magras.

Além disso, é importante a ingestão de alimentos que possuam vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres: esses alimentos melhoram o funcionamento do intestino, evitando que as toxinas sejam reabsorvidas pelo organismo.

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