Blog

Alimentação e pele saudável: entenda qual é a relação

Por: - Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
Publicado em 01/04/2016 - Atualizado 07/02/2019

A alimentação é fundamental para uma pele bonita e saudável. Além de conceder os nutrientes necessários para o corpo ter energia para desempenhar as atividades rotineiras, também nutre o maior órgão do corpo, mantendo-o com o aspecto sadio.

Para que a pele seja realmente beneficiada pela alimentação, ela deve ser balanceada, conter alimentos com muitas fibras, vegetais crus, frutas, legumes e proteínas magras. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esses alimentos melhoram o funcionamento do intestino. Isso evita que as toxinas sejam reabsorvidas pelo organismo e é uma forma, inclusive, de regular a oleosidade da pele.

O que há na alimentação que deixa a pele saudável

Um componente dos alimentos que deixa a pele firme é o colágeno, presente na gelatina, carnes magras (peixe) e no ovo. Outros alimentos que tem de fazer parte da alimentação de quem deseja cultivar uma pele bonita são:

Beterraba

A beterraba é o melhor alimento para manter sua pele hidratada. Junto com a água, hidrata as células, tornando-as mais saudáveis e, consequentemente, deixando a pele mais bonita.

Suco de laranja

A vitamina C faz a manutenção das fibras de colágeno, contribuindo com a firmeza da pele.

Castanha-do-pará

É um antioxidante importante para o rejuvenescimento celular. Impede o envelhecimento das células.

Aveia

Além das fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino, a aveia também ajuda a fazer com que os nutrientes cheguem à pele porque contém silício.

Espinafre

A luteína, contida no espinafre, é um nutriente importante para se ter uma pele saudável.

Alimentos prejudiciais à pele

O consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates, é o que compromete a boa aparência da pele. Sem contar que tende a contribuir para o aparecimento da acne, já que esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões.

A boa alimentação, associada a um estilo de vida saudável, ameniza ou resolve o problema da acne e muitos outros que podem afetar a pele. Só é preciso incluir alguns hábitos nas atitudes diárias para que os resultados se tornem perceptíveis. Depois que eles surgem, é difícil não perceber os benefícios da alimentação para a saúde da pele.

Material escrito por:
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Voltar