Blog

Cuidados com a pele das crianças

Por: - Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
Publicado em 12/04/2021

Confira algumas dicas principais para manter a pele da criança com um aspecto sempre saudável:

  1. Ressecados em função da piscina e praia: Por conta do cloro e do sal na água a pele acaba saindo prejudicada, isso pode não somente ressecar a pele como também causar alergias, coceira e/ou descamação. 🏊‍♂️

    Para amenizar o ressecamento e as alergias, capriche no hidratante. 🚿 🧴 Dependendo do grau de ressecamento é preciso entrar com pomadas tópicas mais fortes, por isso, é fundamental que o dermatopediatra avalie e oriente o procedimento correto.

  2. Mãos ressecadas em função do álcool gel: Para ajudar com isso é importante sempre hidratar as mãos várias vezes ao dia.
    Crianças que mesmo com a hidratação desenvolvam algum tipo de alergia pôde-se utilizar fórmulas específicas hipoalergênicas para substituir o uso do álcool.
  3. Manchas brancas pela pele? Fique atento! Pode ser o famoso Pano Branco.
    A Pitiríase Versicolor (mais conhecida como Pano, ou Pano Branco) é uma micose de praia, causada por um fungo encontrado na areia. Ele impede que o corpo produza melanina, então nas partes em que o fungo está o corpo não fica bronzeado, deixando manchas brancas espalhadas. A boa notícia é que existe tratamento e o resultado é melhor quanto antes for diagnosticado e tratado.

    Então preste atenção aos sintomas e marque uma consulta para avaliação:

    – Manchas circulares brancas, vermelhas ou acastanhadas
    – Pele descascando muito
    – Manchas brancas que aumentam lentamente de tamanho
    – Manchas que aparecem durante o verão.

 

Quer saber mais sobre diagnóstico e tratamento de doenças de pele em bebês, crianças e adolescentes? Agende uma consulta e vamos conversar sobre a melhor orientação para seu problema de pele.

 

Material escrito por:
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Voltar