Carregando...

Blog

Manchas brancas na pele: descubra o que podem ser

29/11/2017

Se você notou que estão aparecendo manchas brancas na pele do seu bebê, não precisa se apavorar, mesmo que ele tenha poucos meses de idade. Antes de tudo, é preciso entender que a pele das crianças está mais suscetível a doenças devido a vários fatores: ela é mais fina, frágil e possui muito menos pelos que a pele dos adultos.

As manchas brancas na pele são chamadas pelos especialistas de e podem ser causadas por determinados motivos, como as doenças de pele e a exposição prolongada ao sol. Elas aparecem em qualquer parte do corpo (costas, braços, pescoço, pernas, mãos e rosto) e são caracterizadas pela falta de melanina ou melanócitos (células da pele).

O que causa manchas brancas na pele

A seguir, conheça algumas causas das manchas brancas na pele das crianças.

  • Infecções fúngicas na pele
    Podem causar a formação de manchas brancas na camada mais externa da pele. É normal a presença dos fungos na pele, mas em certo limite. Muitos deles podem causar uma condição chamada tinea ou pitiríase versicolor. 

    A área do corpo afetada muda de cor e a descoloração manifesta-se com pequenas e irregulares manchas brancas que ocorrem no peito, nas costas, nos ombros e nos braços.

  • Nevo acrômico
    A doença é causada devido à produção insuficiente de melanina e provoca a formação de pequenas manchas brancas. Nas fases seguintes, as manchas próximas se unem e formam uma marca maior e irregular.As manchas causadas pelo nevo acrômico são bem localizadas e não se espalham para outras partes do corpo.
  • Pitiríase alba
    Caracterizada por pequenas manchas brancas na pele que são limitadas à área do rosto, braços e pescoço, ocorrem geralmente após exposição solar intensa. O problema é temporário e ocorre mais facilmente em crianças com idade entre seis e 12 anos.A pitiríase alba afeta, principalmente, as peles secas e desidratadas e pode causar coceiras. Normalmente, as manchas são arredondadas e ovais, e podem permanecer na pele por anos, caso não haja acompanhamento médico.
  • Vitiligo
    Doença de causa desconhecida, o vitiligo caracteriza-se pela presença de manchas acrômicas na pele. As lesões se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele) nos locais afetados.A causa do vitiligo ainda não é clara, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados à doença. Além disso, é comum a correlação com alterações ou traumas emocionais que poderiam atuar como fatores de desencadeamento do vitiligo.

Sempre que surgir uma mancha na pele dos bebês ou das crianças, um dermatopediatra deve ser consultado para garantir o correto diagnóstico e tratamento.

Para saber mais sobre cuidados com a pele na infância, acompanhe os posts também  no Facebook e Instagram.

Voltar