Carregando...

Blog

Queda de cabelo em bebês não é motivo para preocupação

07/04/2017

Qual foi a primeira reação das pessoas ao ver seu bebê recém-nascido? Muitas delas devem ter se impressionado com a quantidade de cabelo que ele tinha (pouco ou muito). Essa é uma das primeiras coisas que as pessoas reparam nos bebês. O que a maioria não sabe é que, na verdade, a criança não nasce com cabelos, e sim com pelos na cabeça. Gradativamente, ela os perde, e os pais temem que a queda de cabelo em bebês possa ser algo sério, por não saberem que o que está caindo, na verdade, são pelos.

Os pelos são a forma que o organismo tem para proteger o recém-nascido do frio e mantê-lo aquecido. A cabeça é o maior órgão do corpo dos bebês e é por onde o calor do corpo deles mais se dissipa. Por isso, é comum vermos, nas fotos tiradas logo após o nascimento, bebês com poucos minutos de vida já usando uma touquinha na cabeça. É para evitar que a temperatura corporal deles caia rapidamente.

Quando começa a queda de cabelo em bebês

Poucos dias após o parto, alguns bebês já começam a perder os fios. No entanto, esse processo pode ocorrer até os três meses de vida. A queda de cabelo em bebês acontece porque eles deixam de receber os hormônios da mãe ao nascer. Sem eles, os pelos começam a se soltar.

A perda é natural e não deve ser forçada, ou seja, não é bom passar muitas vezes a escova de pentear ou a mão na cabeça da criança para acelerar a queda dos pelos.

Até os seis meses, o sabonete líquido utilizado para fazer a higiene do corpo é suficiente para limpar o couro cabeludo da criança.

O que mais assusta os pais, nesse caso, é quando a queda dos pelos em uma região da cabeça é maior do que em outra. A nuca é onde a rarefação dos fios é percebida mais facilmente. As raras vezes em que isso acontece deve-se ao fato de  o bebê ficar muito tempo deitado com a cabeça apoiada mais de um lado do que de outro. Apenas mudar a criança de posição já resolve a questão. A situação se estabiliza a partir do momento em que o bebê começa a sentar, próximo aos seis meses.

Quando o cabelo começa a crescer

O cabelo de verdade começa a crescer e a ficar semelhante ao dos pais assim que todos os pelos caem, entre os seis e os 18 meses. Os fios começam a surgir de diversas formas: primeiro atrás e, depois, na frente; na frente antes e, mais tarde, atrás; ou em partes diferentes da cabeça ao mesmo tempo.

Os pais devem começar a se preocupar com a queda de cabelo em bebês quando a perda dos fios continuar acontecendo mesmo após os dois anos de idade. Nesse caso, a queda pode ser consequência da falta de alguma vitamina ou da alimentação inadequada, e precisa ser avaliada por um dermatopediatra para ser tratada corretamente.

Voltar