Blog

Hora do banho do bebê: aproveite esse momento sem medo

Por: - Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
Publicado em 28/03/2016 - Atualizado 07/02/2019

O banho é uma prática necessária para manter a higiene da pele, mas também é um momento de prazer e interação entre o bebê e os pais ou cuidadores em que se fortalece o vínculo entre ambos. Algumas culturas esperam o coto umbilical cair para iniciar os banhos do bebê, porém, vários estudos mostram que o banho do bebê pode ser dado de forma segura a partir do primeiro dia de vida.

A frequência do banho pode ser diária. Só é preciso prestar atenção ao tempo de duração, que deve ser de 5 a 10 minutos nos primeiros dias. Conforme o bebê for crescendo, pode-se aumentar esse tempo, já que é um momento de relaxamento e interação entre a criança e a família.

O período do dia mais adequado para dar o banho varia. Nos meses mais frios, o melhor é escolher o horário mais quente do dia, mas há indícios de que o banho dado perto ou antes da hora de dormir está relacionado com um efeito tranquilizante e de melhor qualidade do sono.

Orientações para o banho do bebê ser um momento tranquilo

O banho do bebê deve ser dado em um local seguro, em uma banheira plástica ou na banheira que já existe na casa. A banheira e os brinquedos usados no banho podem ser contaminados com bactérias ou fungos, por isso deve ser feita a limpeza frequente dos objetos, mantendo-os sempre secos.

A temperatura da água deve ser próxima à temperatura corporal, em torno de 36ºC e 37ºC, e a profundidade não deve ultrapassar a altura do quadril da criança sentada.

A barreira cutânea só tem seu desenvolvimento completo com um ano de vida, assim, é preciso ter cuidado com os produtos usados no banho do bebê. Os sabonetes na forma líquida, de fragrância neutra ou glicerinados são os mais indicados para a pele sensível do bebê, porque tem um pH mais próximo do pH da pele, o que diminui a chance de irritação e alergias. Deve-se, ainda, evitar o uso de produtos cosméticos e com muito cheiro.

Ao finalizar o banho do bebê, a criança deve ser coberta com uma toalha de algodão. O corpo deve ser seco suavemente, sem friccionar a pele. E os bebês devem logo ser vestidos para evitar a queda da temperatura corporal. Caso a criança aparente ter a pele seca e descamada, é indicado o uso de um hidratante logo após o banho, conforme a recomendação do pediatra ou dermatologista infantil.

Material escrito por:
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Voltar