Blog

Como lavar a roupa do bebê

Por: - Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
Publicado em 26/04/2017 - Atualizado 07/02/2019

O enxoval do bebê é uma das preocupações que acompanham os pais desde a descoberta  da gravidez. De que o bebê vai precisar? Será que temos tudo? Falta alguma coisa? Geralmente, até sobra, com tantos presentes recebidos. Os pais guardam e organizam tudo com o maior carinho enquanto esperam a chegada daquele pequeno ser. Mas, antes de ele estar aconchegado em seus colos, uma coisa muito importante ainda precisa ser feita: lavar toda a roupa do bebê.

Toda? Sim, toda, até lençóis, cobertores e tudo o que possivelmente terá contato direto com a pele do recém-nascido, por um motivo muito simples: bebês têm a pele muito sensível e é preciso ter um certo cuidado para evitar alergias e irritações. Por isso, a roupa de um recém-nascido não pode ser lavada da mesma forma que a dos adultos, nem junto com as roupas dos outros membros da família. Abaixo tem mais dicas de como lavar a roupa do bebê.

Dicas de como lavar a roupa do bebê

  • Não tenha pressa para lavar as roupas. Não é preciso fazer isso logo depois de comprá-las ou ganhá-las. O processo de lavagem pode ser iniciado em torno do sétimo mês de gravidez.

 

  • Separe as roupas de recém-nascido das demais e comece a lavagem por elas, pois, dessa forma, já é possível começar a organizar a mala do bebê para a maternidade.

 

  • Não esqueça de lavar nada, nenhuma pequena peça deve ser deixada de fora. Luvas, meias, gorros, toalhas, lençóis, fraldas de pano, sacos de dormir, protetores de berço e toda e qualquer coisa que vá ser usada pelo bebê precisam ser lavadas para remover poeira, ácaros e fungos que podem estar nos tecidos e prejudicar a saúde de seu filho.

 

  • Muito importante! Todos os itens devem ser lavados com sabão próprio para lavagem de roupa de bebês. Em geral, os pediatras costumam indicar que seja usado um sabão de coco e nenhum tipo de amaciante. As roupas devem ser somente enxaguadas com água. Nenhum tipo de amaciante deve ser utilizado.

 

  • Assim como as roupas do bebê têm de ser lavadas separadamente das dos demais membros da família, também não se deve usar as mesmas bacias, baldes e cestos de roupas para ambos. Os utensílios que forem utilizados na lavagem das roupas da criança devem ser usados exclusivamente para esse fim.

 

  • Como lavar a roupa do bebê é outra questão. Já que existe a possibilidade de haver algum resquício de outros produtos usados para lavar outros tipos de roupa na máquina de lavar, o ideal é lavar tudo à mão e colocar para secar em um varal. As roupas podem ficar de molho em água com sabão por cerca de 15 minutos, serem esfregadas para eliminar todo o pó, e enxaguadas em água corrente para remover todo o produto das peças, pois qualquer resquício pode desencadear uma alergia no bebê.

 

  • Todas as roupas devem ser passadas em temperatura média ou alta e bem guardadas, protegidas da poeira, até serem colocadas em uso.

Material escrito por:
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Voltar