Blog

Doenças de pele mais comuns em crianças e principais sintomas

Por: - Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
Publicado em 22/12/2016 - Atualizado 07/02/2019

Os bebês têm a pele mais fina e frágil. Isso exige que os pais dediquem mais atenção aos cuidados relacionados a esse órgão, para que se desenvolva de forma saudável e sem ser afetado pelas doenças de pele mais comuns em crianças. O cuidado deve se estender por toda a infância, fase em que a pele ainda está em maturação.

A pele dos recém-nascidos é composta por uma quantidade menor de fibras elásticas e colágenas, portanto, está mais suscetível à penetração de substâncias tóxicas ou bactérias, já que o órgão ainda não consegue desempenhar por completo sua principal função – ser uma barreira de proteção contra as ameaças externas – nos primeiros meses de vida.

Relação das doenças de pele mais comuns em crianças

Qualquer uma das doenças de pele mais comuns em crianças pode afetar os recém-nascidos e ser causadas pelo calor, produtos ou substâncias químicas, vírus ou bactérias. As que geralmente afetam o órgão na infância são:

Brotoeja

É o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas sudoríparas, que impede a saída do suor. Ambientes quentes e úmidos, excesso de roupas e agasalhos, assim como febre alta favorecem o aparecimento de lesões, em geral, no tronco, pescoço, nas axilas e nas dobras de pele, sob a forma de bolinhas vermelhas.

Dermatite das fraldas

A dermatite de fralda, popularmente conhecida como assaduras, caracteriza-se pela presença de lesões avermelhadas na região de contato com a fralda: superfícies das nádegas, coxas, parte inferior do abdome, púbis, grandes lábios e escroto (saco escrotal). O atrito da pele com a urina e as fezes da fralda é uma das situações que pode provocá-la.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação inflamatória causada pela exposição da pele a um agente capaz de causar irritação ou alergia. As dermatites de contato podem ocorrer tanto no ambiente doméstico como nos de estudo ou lazer. Os sintomas são variáveis. A criança pode sentir desde ardor ou queimação até intensa coceira.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa, principalmente, escamação e vermelhidão em algumas áreas da face (sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo).  A causa não é totalmente conhecida. A inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio e excesso de oleosidade.  A presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também pode provocar dermatite seborreica.

Material escrito por:
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Voltar