Qual a melhor maneira de promover a hidratação da pele dos bebês e crianças? Esse artigo é destinado a lhe dar dicas sobre os cuidados necessários para cuidar da pele dos pequenos.
Já falamos sobre os cuidados necessários que se destinam à pele do adolescente, mencionando a melhor maneira de hidratá-la nessa fase do crescimento.
Mas quando a pele está em sua fase mais sensível e em constante desenvolvimento, quais os cuidados específicos a serem tomados?
A importância da hidratação da pele dos bebês e crianças
Para conhecermos a melhor maneira de cuidar da pele do bebê e das crianças, é importante explicarmos quais as funções desse órgão, assim como o desenvolvimento da pele nessa fase da vida.
A pele é um órgão que possui como função principal a manutenção da água, assim como permitir a homeostase de eletrólitos no organismo. Além disso, a pele atua na síntese da vitamina D, assim como ajuda na relação afetiva e de identificação entre mãe e filho, logo no início da vida.
A termorregulação também é uma finalidade da pele que protege o corpo contra infecções, agentes tóxicos e a incidência de raios ultravioletas. Entretanto, é importante orientar que a pele da criança é diferente da pele do adulto, já que as suas estruturas funcionais estão em constante desenvolvimento.
As características da pele da criança se diferem da pele do adulto, principalmente, porque a superfície cutânea é maior em relação ao peso corporal. Por isso, logo ao início da vida o bebê passa a ter uma maior perda transepidérmica de água, o que acaba requerendo mais cuidados em relação à pele infantil.
Assim, hidratar a pele é uma ação fundamental, mas é importante que isso seja feito de forma correta.
A hidratação adequada da pele
Chamamos de camada córnea da pele àquela parte do órgão que mantém a barreira epidérmica e possui a função de proteção. Ou seja, essa camada evita que a pele perca água e permite que haja a penetração de irritantes e agentes externos estranhos ao corpo.
Por isso, o uso de hidratantes é fundamental para:
- melhorar o aspecto da pele;
- prevenir a perda transepidérmica de água da pele;
- promover elasticidade e maciez à pele;
- proteger a pele de microrganismos e agentes irritantes à pele;
- manter a temperatura ideal da pele;
- diminuir a descamação da pele.
Por isso, o hidratante correto é aquele que atrai água para a pele e, paralelamente, impede que a água evapore, o que a mantém hidratada por muito mais tempo.
Assim sendo, podem ser usados em forma de creme ou loções, pois são compostos por uma mistura de água e óleos específicos para a saúde da pele. Mas quais são os variados tipos de hidratantes?
Como usar o hidratante?
É importante que o uso do hidratante seja feito após o banho, para que seus efeitos sejam ainda mais potencializados. Isso significa que o uso do hidratante com a pele úmida permite uma maior absorção do produto e ainda combate a perda de água pela pele.
Outra medida fundamental ao usar o hidratante na criança é aplicar o produto por meio de massagens. Além de promover uma maior absorção do hidratante, permite que uma demonstração de conforto e carinho entre os pais e os filhos.
Toda criança merece um acompanhamento
Toda criança merece um acompanhamento dermatopediatrico durante a infância. Isso é fundamental para que a criança seja avaliada por um profissional de confiança, a fim de aconselhar os pais com o uso de produtos corretos e realizar medidas preventivas para problemas futuros de pele.
O uso incorreto de alguns produtos podem prejudicar a camada protetora da pele e prejudicar a criança. Por isso, é muito importante que os pais estejam atentos e sejam orientados por um especialista para encontrar a melhor opção para manter a pele da criança hidratada.
Gostou do artigo? Entre em contato com a nossa equipe, em caso de dúvidas. Aproveite também para baixar o e-book “Guia para os pais – Principais doenças de pele na infância: sintomas, tratamento e proteção”. O download é grátis.