Blog

Como usar a técnica do “pijama molhado” para dermatite atópica

Por: - Dermatologia pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948
Publicado em 29/08/2019

O pijama molhado é uma técnica muito eficaz para tratar a dermatite atópica, um dos tipos mais comuns de alergia cutânea. A dermatite atópica é uma doença genética de caráter crônico, não sendo contagiosa. Sua manifestação se dá pela aparência da pele seca, seguida de erupções que desencadeiam coceira e crostas.

Geralmente, a dermatite atópica apresenta períodos de melhora, seguido de piora, o que acaba prejudicando a qualidade de vida do paciente. Mas, felizmente, essa é uma doença completamente tratável e apresenta bons resultados sob orientação médica.

Dentre os tratamentos para a dermatite atópica, a maioria dos especialistas indica a técnica do pijama molhado, que potencializa as vias de tratamento da dermatite atópica. Mas o que é a técnica do pijama molhado e de que forma ajuda no controle da dermatite atópica?

Leia o artigo e descubra:

Ouça este conteúdo:

Técnica do pijama molhado: como ajuda a dermatite atópica?

O principal tratamento para a dermatite atópica é a hidratação profunda da pele e graças a técnica que ensino a seguir, isso pode ser feito de maneira bastante eficaz.

Dentre os maiores benefícios desta terapia, está o alívio da coceira e mal-estar provocado pelo eczema. Além disso, é um meio que promove o aumento da absorção de hidratantes e medicamentos destinados a tratar do problema.

É importante alertar que a técnica do pijama úmido, também chamada de técnica do pijama molhado é considerado um tratamento complementar da doença. Consiste em um procedimento simples e bastante eficiente, quando realizado corretamente.

Passo a passo para usar o pijama úmido

Para utilizar essa técnica no controle da dermatite atópica, será necessário separar alguns itens importantes:

  • dois pijamas de algodão de mangas compridas e calça;
  • quatro pares de meia de algodão;
  • medicamento para a dermatite, prescrito pelo dermato pediatra;
  • creme hipoalergênico próprio para dermatite atópica;
  • bacia com água morna;

Após separar os itens necessários, siga o passo a passo para aplicar a técnica da melhor forma possível:

  • a criança deve tomar um banho com água morna, de 10 a 15 minutos, normalmente;
  • depois, enxugue-a levemente com uma toalha e aplique o medicamento para dermatite atópica, deixando agir por 15 minutos;
  • feito isso, espalhe uma grande quantidade do creme prescrito, deixando ainda molhado, ou seja, sem que seja completamente absorvido;
  • molhe o pijama com água morna, torça ou centrifugue para que não fique pingando e vista a criança por;
  • depois disso, coloque o pijama seco na criança e, caso haja necessidade, coloque um pijama afetivo por cima, para assimilar a uma noite de sono tranquila;
  • pode deixar por 2 horas ou mais.

Vale ressaltar que essa técnica só pode ser utilizada após a criança ter passado por um especialista e definido o diagnóstico da doença. Também é importante orientar que esse procedimento não deve ser realizado caso haja uma infecção grave ou sob impedimento médico.

De toda forma, consulte um dermato pediatra antes de experimentar essa técnica. Assim, é possível obter as instruções individualizadas para criança e, consequentemente, os melhores resultados para tratar a dermatite atópica.

Material escrito por:
Dermatologia pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Voltar