Blog

Área da fralda exige cuidado especial

Por: - Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
Publicado em 20/12/2015 - Atualizado 07/02/2019

A área da fralda é uma região que merece cuidado especial desde o nascimento até o desfralde. Isto porque a troca de fralda se dá em torno de 10 vezes ao dia nos primeiros dias do bebê, reduzindo para até 5 vezes ao dia conforme o tempo passa, ou seja, esta área da pele será limpa e friccionada 5.500 vezes num período de 2 a 3 anos,  ao menos.

Por isso, a limpeza deve ser equilibrada, gentil e ser feita sempre que se demonstrar necessária para evitar umidade prolongada e contato demasiado da pele com urina e fezes.

Quando a criança apenas urinar, a recomendação é apenas trocar a fralda por uma limpa. Uma fralda de boa qualidade absorverá todo o xixi, deixando a pele praticamente seca. Quando o bebê defecar, algodão e água para limpar o local antes de colocar uma fralda limpa é o suficiente.

Outros cuidados recomendados são evitar ao máximo o uso de lenços umedecidos, evitar esfregar demasiadamente a região quando secar, deixar para lavar a região com sabonete apenas na hora do banho e expor a região ao sol sempre que possível.

Qualquer tipo de assadura deve ser avaliada pelo pediatra ou especialista.

Dra. Marice El Achkar Mello – CRM/SC 10414 – RQE 5948

Material escrito por:
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Voltar