Carregando...

Blog

Criança pode usar maquiagem?

24/08/2016

Criança pode usar maquiagem? Com que idade é aconselhável a mãe deixar a filha usar esmalte nas unhas e passar batom? A dúvida é pertinente e polêmica. Na realidade, os produtos disponíveis para consumo dos adultos não são preparados para serem usados em crianças. Mas, muitas vezes, as mães acabam deixando a filha passar o batom dela porque é ‘fofo” vê-la se maquiando igual a mamãe.

A criança tem a pele mais fina e sensível, e absorve qualquer substância com facilidade. Qualquer produto químico contido nos cosméticos e colocado em contato com o órgão na infância podem fazer mau à derme infantil e causar alergias.

Criança pode usar maquiagem específica para a idade dela?

O ideal é não permitir que crianças usem produtos que são para adultos. Existem itens de maquiagem, por exemplo, específicos para elas e que são fabricados sem as substâncias consideradas perigosas para a pele infantil, capazes de gerar agressões e desencadear outros problemas dermatológicos.

O fato de a maquiagem ser fabricada para o público infantil, no entanto, não significa que ela pode ser usada com frequência. O recomendado é guardá-la para as ocasiões especiais, mesmo que a criança observe a mãe se maquiar todos os dias e queira fazer igual.

Esmalte nas unhas

O mesmo cuidado deve existir em relação ao esmalte. Existem também os que são fabricados especificamente para uso infantil, sem as substâncias mais nocivas, considerados mais apropriados para crianças.

A faixa etária para a qual o produto é indicado normalmente está descrito nas embalagens. A maioria é para crianças a partir dos seis anos. Mesmo assim, os cosméticos devem ser usados esporadicamente, pois não deixam de conter substâncias químicas apesar da formulação ser mais branda.

Cuidados importantes

As mães que querem permitir que as crianças usem maquiagem a partir da idade recomendada devem optar por produtos antialérgicos e com baixa concentração de álcool, que pode ser retirada apenas com água, ou seja, dispensam o uso de demaquilante.

As recomendações servem para proteger a pele de agressões e danos antes mesmo da criança chegar à adolescência. E se mesmo com todos os cuidados o órgão apresentar alguma reação, o uso da maquiagem deve ser suspenso e uma dermatologista infantil consultada para garantir a integridade da saúde da pele.

Quanto mais os pais conseguirem retardar o uso de maquiagem pelas crianças, mais saudável será a pele dela no futuro. É um cuidado importante para garantir a integridade na infância e que mantém a saúde longe de possíveis complicações.

Voltar