Carregando...

Blog

SBP revisa Consenso sobre tratamento da pele com dermatite atópica

03/10/2017

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) atualizou as orientações para o diagnóstico e prevenção da pele com dermatite atópica. A revisão do Consenso sobre essa doença está dividido em duas partes e pode ser consultado no site da SBP.

O Guia Prático para o Manejo da Dermatite Atópica foi reformulado por uma comissão da qual a Dra. Marice El Achkar Mello (CRM/SC 10414 RQE 5948) fez parte. Com um total de 26 páginas cada, os Guias 1 e 2 analisam os diferentes aspectos envolvidos na doença e apresentam alternativas de tratamento.

Diagnóstico da pele com dermatite

A única maneira de diagnosticar a pele com dermatite é clinicamente. Os exames complementares servem apenas para ajudar a identificar os fatores que facilitam o surgimento das crises.

“O objetivo desta revisão foi elaborar um documento prático e que auxilie na compreensão dos mecanismos envolvidos na DA, assim como dos possíveis fatores de risco associados a sua apresentação, bem como sobre a avaliação subsidiária disponível para a identificação dos fatores associados à DA”, cita o documento.

Uma das recomendações do Guia Prático para o Manejo da Dermatite Atópica é de que seja usado um produto hidratante como forma de prevenção de crises mais fortes. “Comenta-se também a imunoterapia alérgeno-específica como tratamento adjuvante da DA para alguns pacientes, sobretudo alérgicos aos ácaros e com manifestações respiratórias associadas. A aquisição de novos agentes, os imunobiológicos, também é apresentada à luz das evidências científicas e clínicas atuais”, destaca o texto.

Voltar