Blog

SBP revisa Consenso sobre tratamento da pele com dermatite atópica

Por: - Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
Publicado em 03/10/2017 - Atualizado 07/02/2019

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) atualizou as orientações para o diagnóstico e prevenção da pele com dermatite atópica. A revisão do Consenso sobre essa doença está dividido em duas partes e pode ser consultado no site da SBP.

O Guia Prático para o Manejo da Dermatite Atópica foi reformulado por uma comissão da qual a Dra. Marice El Achkar Mello (CRM/SC 10414 RQE 5948) fez parte. Com um total de 26 páginas cada, os Guias 1 e 2 analisam os diferentes aspectos envolvidos na doença e apresentam alternativas de tratamento.

Diagnóstico da pele com dermatite

A única maneira de diagnosticar a pele com dermatite é clinicamente. Os exames complementares servem apenas para ajudar a identificar os fatores que facilitam o surgimento das crises.

“O objetivo desta revisão foi elaborar um documento prático e que auxilie na compreensão dos mecanismos envolvidos na DA, assim como dos possíveis fatores de risco associados a sua apresentação, bem como sobre a avaliação subsidiária disponível para a identificação dos fatores associados à DA”, cita o documento.

Uma das recomendações do Guia Prático para o Manejo da Dermatite Atópica é de que seja usado um produto hidratante como forma de prevenção de crises mais fortes. “Comenta-se também a imunoterapia alérgeno-específica como tratamento adjuvante da DA para alguns pacientes, sobretudo alérgicos aos ácaros e com manifestações respiratórias associadas. A aquisição de novos agentes, os imunobiológicos, também é apresentada à luz das evidências científicas e clínicas atuais”, destaca o texto.

Material escrito por:
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Voltar