Blog

Saiba como hidratar a pele do adolescente

Por: - Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
Publicado em 16/09/2018 - Atualizado 07/02/2019

Uma questão bastante importante, especialmente durante a adolescência, é saber como hidratar a pele da maneira correta. A puberdade é um momento de transição entre a infância e a idade adulta que, geralmente, vem acompanhado de alterações na pele, quando aumenta-se a oleosidade e surgem as indesejáveis espinhas e cravos.

 

Coincidentemente, essa é uma fase de rebeldia, onde tudo o que é aconselhado, pode ter efeito reverso. No entanto, é importante que a conscientização dos cuidados com a pele seja feita para evitar problemas futuros, já que os cuidados nessa fase podem ser decisivos para a saúde epitelial no decorrer da vida adulta. Vejamos um pouco sobre os cuidados necessários que os adolescentes devem ter.

Aprenda como hidratar a pele do adolescente

É fundamental que o rosto esteja sempre limpo e bem cuidado, mantendo uma boa hidratação. Além disso, a hidratação epitelial é fundamental para manter uma aparência da pele mais bonita e saudável. Por isso, é importante ressaltar que mesmo que a pele seja demasiadamente oleosa, é preciso fazer uso de hidratantes, conforme orientações de um especialista. É necessário observar, ainda, que o uso de cremes hidratantes deve ser diferente para o rosto e para o corpo.

Creme para o corpo

O creme destinado à hidratação do corpo deve ser um de cheiro agradável da escolha de quem o utiliza e que seja de qualidade, dando preferência para os produtos neutros. Nesse caso, deve-se utilizar o creme após o banho, para aproveitar a umidade da pele no intuito de fixar o efeito da hidratação, momento no qual a água retida na camada epitelial é mais profunda. É depois do banho que os poros também estão mais dilatados e, por isso, recebem melhor o efeito do produto.

Creme para o rosto

A hidratação do rosto deve ser feita após a lavagem diária. Assim, após a limpeza, o ideal é passar o hidratante e depois o filtro solar. Alguns produtos contém hidratação, filtro solar e efeito de base para maquiagem, o que agrada muito os adolescentes.

 

Outras medidas importantes

Além da hidratação da pele, outras medidas cuidadosas e diárias também podem ser bastante eficazes durante a adolescência:

Filtro solar

O dermatologista irá indicar o melhor filtro solar para cada caso, que irá variar para peles mais oleosas ou mais secas. Dessa maneira, é necessário fazer o uso do protetor diariamente, mesmo se não houver sol. Isso pois o raios UVA e UVB podem causar danos ao colágeno da pele, resultando em manchas e em flacidez da pele. Assim, o ideal é utilizar uma pequena camada na pele, espalhando bem por todo o rosto. Também é importante repetir o processo ao longo do dia.

Limpeza do rosto

Limpar o rosto é a primeira medida importante para compor a rotina do adolescente. Por isso, a orientação é lavar o rosto utilizando um sabonete direcionado para cada tipo de pele, que poderá ser indicado pelo dermatologista. Essa medida reduzirá a oleosidade da pele, resolvendo o problema de cravos e espinhas. Assim, deve-se limpar o rosto: ao acordar e logo antes de dormir.

Atenção à acne

Primeiramente, é importante tentar prevenir a acne, fazendo uma consulta ao dermatologista. No entanto, caso os cravos e a acne já existam, o ideal é fazer uma limpeza de pele para retirá-los. De qualquer forma, em nenhuma hipótese, as espinhas devem ser espremidas, já que isso pode manchar a pele, trazer cicatrizes, favorecer inflamações e estimular a produção de mais cravos. A espinha retém o sebo no poro e ao espremê-la, haverá uma proliferação de bactérias.

É fundamental estar atento à todos esses cuidados. Por isso, consulte um dermatologista de confiança para que seja possível um atendimento ainda individualizado e específico para cada caso. Desse modo, seguir os conselhos do especialista pode proporcionar uma pele adulta ainda mais saudável.

Material escrito por:
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133

A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria.   Ver Lattes

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Voltar