Hemangioma é uma doença cutânea caracterizada por manchas e tumorações avermelhadas na pele, benignas, que são causadas por más formações vasculares e capilares.
Popularmente, são confundidas com as manchas vinho do Porto, caracterizadas pela coloração semelhante a do vinho, na maioria dos casos. Não há um local específico para a doença aparecer, podendo acometer qualquer parte externa do corpo.
Quais são os sintomas do hemangioma?
Na maioria dos casos os hemangiomas são assintomáticos. Tendem a crescer até 1 ano de idade e involuir até os cinco anos. Dependendo do local de acometimento, podem fazer feridas superficiais e gerar a necessidade de tratamento tópico.
Diagnóstico do hemangioma
O diagnóstico é feito por um médico especialista em dermatologia, a partir de exame clínico ou demais exames que se fizerem necessários, dependendo de onde o problema ocorra e da gravidade do mesmo. Hemangiomas internos demandam maiores cuidados, tanto no diagnóstico quanto no tratamento.
Essa anomalia vascular não é hereditária, mas acontece desde o nascimento da criança, ou seja, ocorre durante a formação do indivíduo no útero da mãe e o acompanha por toda a vida na maior parte dos casos. O problema pode começar com uma simples pinta que vai crescendo, ou já surgir em larga extensão.
Qual o tratamento para o hemangioma?
O tratamento do hemangioma, na maioria das vezes, é expectante, ou seja, aguarda-se o desaparecimento da lesão. No caso de grandes lesões ou localizações que comprometam alguma função vital, são utilizadas medicações para acelerar o desaparecimento do hemangioma.