Alergia na pele é um processo de inflamação que ocorre quando a pele reage ao contato com algum agente que cause hipersensibilidade, como detergentes, produtos químicos em geral, alimentos diversos, pelo de animais, ácaros, fármacos, entre outros.
Quais são os sintomas da alergia na pele?
A alergia na pele ou dermatite de contato pode ser aguda ou crônica, e formar edemas, bolhas e vermelhidão pelo corpo. Esses são os sintomas clássicos, que desencadeiam, além disso, coceira intensa.
A vontade de coçar tem de ser controlada para não lesionar a pele, causando machucados e infecções mais graves. É importante não confundir a coceira alérgica com urticária, escabiose e outras doenças que também geram coceira, mas que são diferentes da alergia e exigem tratamento diferenciado.
Diagnóstico para a alergia na pele
Exames cutâneos ou de sangue são os que detectam a causa da doença e auxiliam o médico dermatologista a fazer o diagnóstico correto.
Existe uma suscetibilidade ou predisposição natural de cada um para desenvolver certas alergias, portanto, não se pode apontar como causa fatores hereditários ou genéticos.
Qual o tratamento para a alergia na pele?
O tratamento geralmente é feito com antialérgicos, de uso oral ou tópico. As vacinas também podem ser utilizadas como tratamento coadjuvante para inibir os fatores que geram sensibilidade, ao longo das aplicações. Em caso de reação adversa ao longo do tratamento, o médico deve ser consultado, pois as alergias podem se agravar a níveis de inchaço. Todo cuidado é pouco quando se trata de saúde.
Como prevenir alergia na pele?
Quanto mais quente e úmido for o local onde se vive, maior a propensão de desenvolver alergia e coceiras. Pesquisas mostram que a região amazônica é uma das que mais registra casos da doença. Regiões que apresentam alto índice de poluição também são pouco indicadas para pessoas portadoras de certos tipos de alergia.