A acne é uma doença de pele bastante frequente, que acomete a maior parte dos adolescentes, porém não se restringe a eles. É bastante comum em adultos, principalmente nas mulheres.
São os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo desencadeamento da acne (pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos, cicatrizes). Acomete com maior frequência a face, mas também pode ocorrer nas costas, ombros e peito.
O controle dessa doença é recomendável não só por razões estéticas (melhora da aparência geral), como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.
Dicas práticas contra a Acne
Se você tem Acne, lave seu rosto apenas duas vezes ao dia com produtos específicos (em geral, sabonetes líquidos ou em barra). Lavar mais vezes pode irritar a pele ou deixá-la mais oleosa porque o seu corpo entende que quanto mais você lava, mais oleosidade ele deve produzir.
Evite o hábito de beliscar as espinhas (Acne). Isso pode produzir marcas permanentes no seu rosto, que são extremamente difíceis de tratar posteriormente, e deixar cicatrizes.
Adquira o hábito de só utilizar filtro solar e maquiagens adequadas para pele oleosa. O uso de produtos inadequados para a pele acneica pode estimular o aparecimento de mais lesões de Acne.
O estresse pode piorar a Acne. Tenha uma vida saudável, fazendo as refeições nos horários certos, dormindo no mínimo sete horas por dia e praticando alguma atividade física prazerosa.
Alguns estudos com pacientes com Acne apontam o leite de vaca e o açúcar como alimentos que podem piorar a pele acneica.
Os tratamentos para Acne são variados. Conforme a gravidade das lesões, vão desde tratamentos tópicos (creme, gel), até tratamentos por via oral (antibióticos, isotretinoína). As medicações podem ir mudando no decorrer do tratamento. A decisão cabe ao médico especialista, um dermatologista adulto ou infantil.
Material escrito por: Dra. Marice El Achkar Mello
Dermatologista Pediátrica - CRM/SC 10414 | RQE 5948 | RQE 21133
A Dra. Marice Mello dedica-se à pediatria desde a graduação em medicina na UFSC. A médica é especialista em pediatria, pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, e tem especialização em dermatologia pediátrica, pela UFPR. É membro da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ver Lattes